Arco Cirúrgico: A História

Arco Cirúrgico: A História

O Raio-x é uma forma de radiação eletromagnética indiretamente ionizante de natureza semelhante a luz. Os comprimentos de onda dos raio-x são menores do que os raios ultravioletas (UV) e tipicamente maiores do que os raios gama.

– Imagem: Comprimento de Ondas e seus respectivos nomes.

O Raio-x foi descoberto em 8 de novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.

Fotografia: Wilhelm Conrad Roentgen.

A descoberta revolucionou a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes. Com o passar dos anos este método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa do diagnóstico do ser humano.

O primeiro Braço em C foi introduzido pela Philips em 1955, um sistema de raio-x e, forma de meia lua conhecido como C-Arm.

-Imagem: Primeiro C -Arm Philips (1955)

A partir de 1957 o intensificador de imagem foi adicionado a um monitor tela de televisão. Onde os radiologistas tinham mais liberdade ao movimentar o equipamento e examinar as imagens simultaneamente.

O Arco Cirúrgico é um dispositivo criado a partir do raio-x sendo usado em centro cirúrgico, pronto-socorro e hospitais e em algumas clinicas.

Especialistas de diversas áreas como cirurgia, ortopédica, traumatologia, vascular, e cardiologia, usam o arco cirúrgico durante os procedimentos.

O Arco Cirúrgico fornece imagens de raio-x em tempo real com alta resolução, permitindo que o médico monitore todo o procedimento e faça correções imediatas.

Hospitais centro cirúrgicos, e clínicos, se beneficiam da economia em cirurgias, por meio de menos operações corretivas, por conta da facilidade em acompanhar em tempo real o estado do paciente durante os procedimentos.

Porque é chamado braço C / C-Arm?

Vem da forma de C usado, para conectar a fonte de raio-x (tubo de raio-x) e o detector de raio-x (o intensificador de imagem) um ao outro. Também pela forma de meia lua, que facilita o manuseio dentro do centro cirúrgico no momento da cirurgia.

-Imagem: C -Arm atual Siemens Cios Select (2016)

Criado por: Diane Ferreira

 

Este post tem 6 comentários

  1. Rayssa

    Muito curioso e interessante a historia do arco cirúrgico, hoje temos diversos modelos com diferentes características. Parabens aos envolvidos

  2. Diego

    Excelente material, didático, simples de compreender, parabéns!

  3. free sex

    This is a great addition to the photos you posted before. Catlin North Purvis

Deixe uma resposta