Pular para o conteúdo

Tipos de Radiações Ionizantes

Existem quatro modalidades de radiações ionizantes conhecidas como Alfa, Beta,Gama e Raio-x, que podem ser separadas por um campo magnético ou elétrico.
A radiação Alfa: também conhecida como partícula Alfa ou raios Alfa, é carregada por dois prótons e dois neutros, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.
A radiação Beta: também conhecida como partícula Beta ou Raios Beta, são elétrons, partículas negativas com carga -1 e número de massa 0.
A radiação Gama: também conhecida como raios gama. As radiações gama são ondas eletromagnéticas e possuem carga e massa nulas, existem continuamente calor e tem a capacidade de ionizar o ar e torna-lo condutor de corrente elétrica.
O raio-x: ionizante movem-se na velocidade da luz, sendo ela capaz de gerar danos ao corpo humano em caso de exposição muito prolongada. A intensidade dos raio-x é inversamente proporcional ao quadro da distância, portanto quanto mais distante da fonte menor será a intensidade dos raios.
Após conhecermos um pouco desses tipos de radiações, podemos então adentrar um assunto de suma importância que é a Dose de Radiação.
As radiações ionizantes causam mais efeitos nocivos ao organismo, então uma vez que os exames por imagem utilizem esse tipo de radiação devemos tomar cuidado com a dose (deve ser limitada), com o tempo de exposição e distância. Só que mesmo tomando as precauções necessárias podem ocorrer efeitos biológicos e para isso existem formulas de como calcular quando o efeito biológico acontecer.
Os efeitos da radiação no corpo humano são complexos e dependem do tipo de radiação, e mais concretamente da sua intensidade e energia.
Devido aos efeitos deletérios da radiação ionizante no organismo humano, é necessário recorrer a diversos métodos para proteção, os quais estão devidamente regulamentados pelas entidades e deem ser conhecidas e utilizados não só por profissionais, mais pelo público em geral
É recomendado sempre procurar o Médico responsável pelo seu tratamento.

Publicado por: Diane Ferreira

Referencia Bibliografica: DE MEDEIROS, Caroline; DOROW, Patrícia Fernanda; BRANDÃO, Cristiane Pereira; RIBEIRO, Mariana Rosa. Análise do conhecimento sobre radiações ionizantes e qualidade do equipamento de proteção individual em um hospital público. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 14, n. 2, p. 136-142, 2016.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe